Esquema simplificado do projetor de slides
Esquema simplificado do projetor de slides
Como você vê o mundo que é muito pequeno para ser visto? Quando nós ‘vemos’, usamos nossos olhos e vemos porque a luz se reflete dos objetos que estamos vendo. Apague a luz e teremos muita dificuldade em ver. Para ver objetos tão pequenos para os vermos apenas com nossos olhos usamos um microscópio. A luz do objeto que queremos ver é ampliada com lentes num microscópio e veremos uma imagem virtual daquele diminuto objeto.
Microscópio óptico.
Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalente. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis, como os que se usam nas lentes de leitura.Esta luneta tem como elemento característico uma ocular divergente. A objetiva é uma lente convergente. A distância entre as duas lentes é aproximadamente igual a diferença entre as duas distâncias focais (na construção do telescópio coloca-se esta distância igual). A primeira imagem I1I'1, fornecida pela objetiva, se forma sobre o foco imagem da objetiva (F'1). Esta imagem vai servir como objeto virtual para a ocular. A imagem final I2I'2 é direita, virtual e maior (fig. 7.13).
Aah, eu adoro observar as estrelas.. e nada melhor do que observá-las através de lunetas, dá uma sensação de que elas estão bem próximas de você..
As lunetas são instrumentos de observação a grandes distâncias, sendo úteis para observação de astros (luneta astronômica) ou para observação da superfície terrestre (luneta terrestre). Uma luneta é basicamente montada da mesma forma que um microscópio composto, com objetiva e ocular, no entanto a objetiva da luneta tem distância focal na ordem de metros, sendo capaz de observar objetos afastados. A figura abaixo mostra como é obtida a imagem de um objeto distante.
A objetiva forma a imagem I1I'1 sobre seu foco e esta imagem vai servir como objeto para a ocular que fornece a imagem final do sistema I2I'2 que é virtual e invertida. Observe que os focos da ocular e da objetiva praticamente coincidem. O aumento visual de uma luneta é expresso pela relação entre as distâncias focais da objetiva (f1) e da ocular (f2): A = f1 / f2