sexta-feira, 31 de julho de 2009

Máquinas Térmicas


A palavra máquina origina-se do grego mechane que significa qualquer dispositivo engenhoso ou invenção. Uma máquina é definida como um aparelho composto por várias partes e funções definidas. Uma
máquina térmica é qualquer sistema que, operando segundo um ciclo, transforma calor em trabalho. As mais conhecidas máquinas térmicas são as máquinas à vapor.

Como funciona uma máquina térmica:
Basicamente, uma máquina térmica é constituída por doia reservatórios, como mostra a figura. O calor flui do reservatório à temperatura elevada (fonte quente) para o reservatório à temperatura mais baixa (fonte fria), obrdecendo a Segunda Lei da Termodinâmica e transformado parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.


Você Sabia? A primeira máquina térmica utilizada para produzir trabalho da história foi criada por Heron de Alexandria no Egito. Quer saber como ela funcionava?


As primeiras máquinas à vapor surgiram na época da
Revolução Industrial (séc. XVIII). Algumas das máquinas
que podem
os citar que eram usadas antes e durante a Revolução Industrial eram a maquina de fiar, que consistia em uma quantidade de fusos dispostos verticalmente e movidos por uma roda, gancho, etc. Também eram usados e são até hoje, os navios e trens a vapor. O primeiro metrô foi inaugurado em Londres, em 1863, com locomotivas a vapor. Hoje em dia ainda existem metrôs, mas que com o avanço da tecnologia, melhoraram muito e aumentaram bastante a velocidade. A diferença é que hoje em dia, não funcionam mais a vapor.



Como funciona uma máquina à vapor:
Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível
em trabalho. Uma máquina à vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão , óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica. O calor proveniente da queima de
combustível leva a água a transformar-se, e ocupa um espaço muitas vezes maior que o ocupado pela água. .

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mãos que protegem



Muito interessante a foto acima, que foi envia pelo internauta Jonatas Luiz Boni ao G1. Abaixo a explicação dele sobre a foto:

"Estava viajando tranquilamente em um ônibus quando vi algo curioso. Peguei a câmera digital e tirei essa foto. Achei interessante, afinal podemos ter diversos pensamentos. Mãos protegendo uma árvore, por que será que elas foram construídas ali? Será que foram construídas para que veículos não batessem nela, não a machucassem ou mesmo não a quebrassem? Ou foram colocadas para despertar a consciência da população, abrindo os olhos e avisando que é preciso proteger o meio ambiente. Bom, eu ficaria com a segunda hipótese, e você?''

Eu também fico com a segunda hipótese. E Vossa Senhoria?

Vc no G1

terça-feira, 28 de julho de 2009

Como funcionam as geladeiras?


A geladeira é um eletrodoméstico que atualmente a maioria da população possui. Ela tem como papel principal resfriar os alimentos para que não estraguem, resfriar refrigerantes, congelar água, entre outras coisas...

Aí vem a perguntinha “danada”: “Onde tem física na geladeira?” A resposta vem com uma pergunta: “Será que se a serpentina interna da geladeira (congelador), for colocada na parte inferior dela, os alimentos nela contidos ainda seriam resfriados?” A resposta é não. A serpentina fria é colocada na parte superior e os alimentos são colocados abaixo dela sobre grades de propósito.Isso favorece o processo de propagação do calor chamado de convecção. O ar em contato com o congelador se resfria, diminui seu volume, ficando mais denso, por isso desce e o ar debaixo está mais quente, ocupando um volume maior, menos denso, então sobe. Por isso que as divisórias devem ser vazadas, para que o ar que transfere calor possa passar por toda a geladeira e resfriar tudo o que nela estiver.

Na geladeira os alimentos começam a ser resfriados de cima para baixo, por isso a importância de se colocar alimentos mais perecíveis, como a carne, na parte superior. Para que a geladeira funcione corretamente é preciso mantê-la fechada para que não “vaze calor” dela. A convecção é a transferência de calor que ocorre somente nos fluídos, pois estes quando mudam suas densidades, podem fluir parte de si e com isso carregar calor e transferir a outros corpos.

Fonte

Quer ver essa resposta de um jeito mais interessante?
Clique aqui ;)

sábado, 25 de julho de 2009

LEIS BÁSICAS DO NOSSO COTIDIANO

1 - LEIS BÁSICAS DA CIÊNCIA MODERNA:
1. Se mexer, pertence à Biologia.
2. Se feder, pertence à Química.
3. Se não funciona, pertence à Física.
4. Se ninguém entende, é Matemática.
5. Se não faz sentido, é Economia ou Psicologia.
6. Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender não fizer sentido, é informática..

2 - LEI DA PROCURA INDIRETA:
1. O modo mais rápido de encontrar uma coisa é procurar outra.
2. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

3 - LEI DA TELEFONIA:
1. Quando te ligam: se você tem caneta, não tem papel. Se tiver papel, não tem caneta. Se tiver ambos, ninguém liga.
2. Quando você liga para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.

Parágrafo único: Todo corpo mergulhado numa banheira ou debaixo do chuveiro faz tocar o telefone.

4 - LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA:
Se estiver escrito ‘Tamanho Único’, é porque não serve em ninguém, muito menos em você…

5 - LEI DA GRAVIDADE:
Se você consegue manter a cabeça enquanto à sua volta todos estão perdendo, provavelmente você não está entendendo a gravidade da situação.

6 - LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS:
80% da prova final será baseada na única aula a que você não compareceu e os outros 20% será baseada no único livro que você não leu.

7 - LEI DA QUEDA LIVRE:
1. Qualquer esforço para agarrar um objeto em queda provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
2. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

8 - LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS:
A fila do lado sempre anda mais rápido.

Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.

9 - LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA:
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

10 - LEI DO ESPARADRAPO:
Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda e o que não sai.

11 - LEI DA VIDA:
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou engravida.

12 - LEI DA ATRAÇÃO DE PARTÍCULAS:
Toda partícula que voa sempre encontra um olho aberto.

13 - LEIS DA ATRAÇÃO(COISAS QUE SE ATRAEM SEM ESFORÇO NENHUM):
Pobre e funk
Mulher e vitrines
Homem e cerveja
Chifre e dupla sertaneja
Carro de bêbado e poste
Tampa de caneta e orelha
Moeda e carteira de pobre
Tornozelo e pedal de bicicleta
Leite fervendo e fogão limpinho
Político e dinheiro público
Dedinho do pé e ponta de móveis
Camisa branca e molho de tomate
Tampa de creme dental e ralo de pia
Café preto e toalha branca na mesa
Dezembro na Globo e Roberto Carlos
Show do KLB e controle remoto (Para mudar de canal)
Chuva e carro trancado com a chave dentro
Dor de barriga e final de rolo de papel higiênico
Bebedeira e mulher feia
Sábado e chuva
Segunda-feira e dor de cabeça
Feriado e carteira vazia

Fonte

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como são formadas as nuvens?


Quem nunca olhou pro céu e teve vontade de pegar em uma nuvem, achando que ela era um monte de algodão branquinho flutuando no céu?
As nuvens, na verdade, são várias partículas minúsculas de água ou de gelo que se acumulam na atmosfera. Logo, como as nuvens são basicamente compostas de água (seja ela no seu estado líquido e/ou sólido), sua formação está diretamente ligada a umidade do ar.
As nuvens formam-se a partir da condensação do vapor de água presente no ar; ou seja, quanto mais úmido o ar, mais vapor de água se encontra dissolvido nele, e desse modo, há maior condensação e mais nuvens serão formadas.
O fenômeno de formação de nuvens não depende só do quão úmido está o ar. Também varia de acordo com vários fatores, como relevo, temperatura e correntes de ar. Sendo assim, dá pra entender o porquê de em locais muito úmidos e quentes, haver muitas nuvens e consequentemente várias chuvinhas, né?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Umidade do ar ?

No conhecimento popular, a umidade é relacionada a presença de água no estado líquido. Quem nunca pegou em uma roupa ou parede ligeiramente molhada e disse que estas estavam "úmidas" ?
Esse conceito de umidade, apesar de ser bastante utilizado, não se encaixa quando a questão é umidade do ar. O máximo de informação que a população detém sobre o assunto é proveniente das previsões do tempo anunciados pelos telejornais e canais especializados na divulgação de notícias sobre o clima.
A umidade do ar é na verdade, o vapor de água que está dissolvido na atmosfera. A quantidade de vapor no ar pode variar de acordo com a pressão e a temperatura por isso, a umidade pode apresentar valores relativos. Imaginemos que o ar a 1 atm ( pressão ambiente ) e a 20º C possa reter até 20 g/m³ de vapor de água; esse será o valor da umidade absoluta do ar naquele local.
Imaginemos também, que nesse mesmo local, em um determinado dia, existam apenas 8 g/m³ de vapor de água no ar. Diante dessa situação, podemos dizer que o ar está apenas com 40% de sua capacidade total, ou seja, a umidade relativa do ar é 40%.
A umidade do ar está relacionada a vários fenômenos simples do nosso dia-a-dia, como a formação de nuvens. Ficou curioso? No próximo post a gente fala sobre isso.

Beijo, deixa um comentário e volta aqui mais vezes :*

sábado, 18 de julho de 2009

O que é o TWITTER?


Apesar do site ter virado mania, tem muita gente que não sabe o que é o Twitter. Pra tentar esclarecer, o TwitterBrasil elaborou um post com a resposta sobre essa pergunta. Confira:
O que é o TWITTER?

O post é meio grande, mas é super interessante. Se você curtiu a idéia e tá pensando em se cadastrar no Twitter, aproveita e dá uma espiadinha no que eu ando fazendo por lá (www.twitter.com/kellen_).

Beijo, mesegue :*

Ka ;)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Qual é a diferença

entre pop e rock?

Taí uma das questões mais complicadas da cultura ocidental! Para se ter uma idéia, o Parlamento inglês passou dias debatendo o assunto em 1990, sem chegar a uma conclusão. O governo abrira espaço para a criação de emissoras de rádio não-estatais, com a exigência de que uma delas não fosse dedicada à música pop - e não faltou quem quisesse comprar o espaço para uma rádio de rock, motivando a discussão parlamentar. Na época, o jornal londrino The Times chegou a publicar uma carta dos cantores Robert Plant e Phil Collins alegando que as rádios pop limitavam sua programação às 40 canções de maior sucesso, o que estava longe de representar toda a variada produção de rock daquele país.

A distinção surgiu na década de 60, quando o rock passou a extrapolar o formato de canção com refrão, melodia grudenta e duração média de dois a três minutos - o que serviria, aliás, como uma boa definição de música pop, feita, de fato, para tocar no rádio, seja com ritmo agitado ou como balada romântica. Os Beatles foram os principais responsáveis para que o termo rock passasse a significar música jovem de maior valor artístico e relevância social que a canção popular (raiz óbvia do termo pop), supostamente descartável. Porém, os próprios Beatles continuam sendo até hoje a grande prova de que é possível ser rock e pop ao mesmo tempo.

O vocalista Bono, do U2, tem uma frase famosa sobre o assunto: "O pop diz que tudo está bem e o rock diz que não está, mas é possível mudar". Assim, ele contrapõe uma atitude autêntica e revolucionária (a dele, é claro) a outra, conformista e superficial. Mas um fã de bandas de rock pesado, como o Metallica, provavelmente acha que o U2 é pop demais para ele - comprovando que as duas categorias são totalmente flexíveis e subjetivas.

Mundo Estranho

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aos 82 anos, paulista realiza sonho e se forma médico


Com uma simpatia envolvente, os bolsos cheios de balas para oferecer e indo até às "baladas" da turma, Edson Gambuggi conquistou os colegas no curso de medicina de uma universidade de São Paulo. No último dia 7, ele realizou o sonho de se formar médico. Aos 82 anos. "Foi a consolidação de um objetivo de quatro, cinco décadas", contou o senhor Gambuggi, em entrevista ao G1 por telefone. Farmacêutico e advogado por formação, ele chegou a ir à Argentina e à Bolívia para tentar cursar medicina, "mas sempre havia uma dificuldade pelo caminho". [...] "Enfrentei grandes dificuldades, sofri. A faixa etária nem sempre é condizente com a nossa realidade. Se não fossem os empurrões da vida, acho que eu não conseguiria." Segundo ele, um dos maiores problemas foi a mudança da área de estudo. "Estudar humanidades é diferente. No direito, você pode consultar as leis para argumentar. Na medicina, não. Você precisa saber mesmo para fazer as provas." [...] Agora, o novo médico Gambuggi disse que não pretende prestar a prova de residência (curso de especialização para médico), mas quer fazer mais alguns cursos de capacitação para trabalhar com pessoas carentes. "Gostaria de dar boa parte do que aprendi à solidariedade."

Fonte: G1


É bonito de ver o esforço das pessoas pra alcançar seus sonhos. Não importa a idade, o que vale é correr atrás do que você deseja o/

Já podem soltar os fogos ;)


Tá, olha quem resolveu criar um blog? (não foi beeem um resolveu, mas mesmo assim tá valendo!). Pra quem achava que Kellen, Cláudia e Maryane nunca iam se aventurar a escrever no mundo cybernético, eu digo: CORRÃO. Daqui por diante, a gente vai estar sempre por aqui.

Beijo, deixa um comentário :*